quarta-feira, 23 de março de 2011

Ótima idéia, péssimo ideal


Ninguém sabe o que quer da vida. Ninguém sabe o que quer do dia, na verdade.
Você pensa que sabe, acha que sabe exatamente o que quer, o que vai dizer e fazer. Mas basta uma pessoa passar na sua frente e então todo seu planejamento saiu do ritmo, e você agora terá que improvisar seu dia, o que você iria fazer de qualquer forma, porque você não sabia de verdade o que você queria.
Quer saber por que sou adepta do pessimismo? Sou e falo em alto e bom som, porque sei que não tenho nada a perder, eu odeio ilusões.
Juro, eu odeio ilusões. Odeio pensar que tudo vai dar certo e dá errado, eu odeio quem nasce e acha que vai crescer e encontrar um lindo homem num cavalo branco que vai salvar a sua vida, mas não quer correr riscos pra ser salva. O homem dos sonhos é sempre lindo, valente, inteligente, e amado por todos. A vida é sempre longa, com poucos defeitos só para que venha uma recompensa triplicada do que aconteceu. Pra todos a vida vai ser mágica, não precisaremos nos preocupar com notas, bom comportamento, boa reputação, logo ao chegar na maioridade não iremos ter responsabilidades, nem iremos ter que pagar nossas contas. Pra quê imaginar tudo isso se é mais fácil achar que a vida vai ser tranquila e sem defeitos? Pra quê sofrer por antecedência, não é verdade? Discordo.
Eu sofro por antecedência sim, eu espero o pior sim, assim, não sou surpreendida pelo destino, e quando sou, sou para melhor. Eu estou sempre preparada para o pior, sempre.
Então sim, eu gosto do pessimismo, e não acho que ele atraia o mal não. O mal está sempre lá, assim como o bem, e eu pensar de um modo diferente não vai mudar nisso. O que pode mudar é o esforço que eu tenha em determinada coisa, isso sim pode mudar algo, mas o pensamento não. O pensamento é algo que guardamos pra si, e sempre fantasiamos o melhor nele, depositamos todas as esperanças nele, então vem a realidade e destrói tudo.
Isso não é fácil.

"Não me venha com essa história de atraiçoamos-todos-os-nossos-ideais, nunca tive porra de ideal nenhum, só queria era salvar a minha." Caio Fernando Abreu


AK

Nenhum comentário:

Postar um comentário